quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RESUMO: O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO

UFPA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
ALUNO: MARCOS ANTONIO MARTINS DE CARVALHO
CURSO LICENCIATURA EM ESPANHOL


BELÉM-PA 13/09/2011


RESUMO
Introdução
Para que o computador seja usado como uma ferramenta inteligente que ajude o professor a construir o conhecimento dos alunos, é preciso que o professor esteja antenado com os novos sistemas de informações que são criados diariamente, como é o caso das redes sociais, que numa hora é a mais acessada e logo em seguida surge uma outra a substitui. É preciso sobre tudo que primeiramente o professor esteja qualificado para usar certas ferramentas e programas e adequá-los a realidade da escola e dos seus alunos.
Software que promovem o ensino
O termo ensino teve origem na palavra "insignare", que significa transmissão de conhecimento, de informação de esclarecimentos úteis ou indispensáveis a educação e a instrução. O conhecimento é compilado e repassado para o aluno a partir do nível mais fácil para o mais difícil.
Quando o computador é usado para passar informações aos alunos, a maquina assume o papel de maquina de ensinar . Os softwares usados são tutorias, os quais apresentam e explicam a lição, e executam exercícios com graus de dificuldades variados. No caso dos jogos educacionais, a bordagem pedagógica usada é o lúdico e a exploração livre, em vez de instrução explicita e direta.
Os software que promovem o ensino mostram que a tarefa do professor é passível de ser desempenhada pelo computador , talvez com mais eficiência. 01) O computador tem mais facilidade para reter informações e ministrá-la de maneira meticulosa e sistemática. 02) Essa capacidade do computador permite um companhamento do aluno a erros mais frequentes e a ordem de execução de tarefas. 03) Os sistemas de informações apresentam diversos recurso de multimídia, como cores, animação e som, apresentando informações que o professor não poderá jamais fazer da forma tradicional com giz e quadro negro.
Software que auxiliam a construir conhecimento
Como auxilio do processo de construção, o computador deve ser usado como uma maquina para ser ensinada. Nesse caso os alunos devem passar as informações para o computador através dos software de linguagens de programação, como BASIC, Pascal, logos, Dbase ou um processador de textos, ou software para construção de multimídia ou realizar tarefas, como desenhar, escrever, etc...
Para ensinar o computador :01) DESCRIÇÃO- O aluno deve ter interação com o computador, 02)EXECUTA- O computador executa e o resultado é somente aquilo que foi solicitado; 03)REFLETIR- Permite refletir sobre o que foi solicitado ao computador; 04) DEPURAR- Se o resultado não corresponder ao que era esperado, o aluno deve depurar a ideia traves de conteúdos e estratégias.
VALENTE, J.A O uso inteligente do computador da educação